Se os tubarões fossem homens.

Se os tubarões fossem homens, eles seriam mais gentis com os peixes pequenos?

Certamente, se os tubarões fossem homens, fariam construir resistentes gaiolas no mar para os peixes pequenos, como todo tipo de alimento, tanto animal como vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adotariam todas as providências sanitárias.

Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nas aulas, os peixinhos aprenderiam como nadar para a goela dos tubarões. Eles aprenderiam, por exemplo, a usar a geografia para localizar os grandes tubarões deitados preguiçosamente por aí. A aula principal seria, naturalmente, a formação moral dos peixinhos. A eles seria ensinado que o ato mais grandioso e mais sublime é o sacrifício alegre de um peixinho e que todos deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando estes dissessem que cuidavam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que este futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência.

Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos seria condecorado com uma pequena Ordem das Algas e receberia o título de herói.

(BRECHT, B. Histórias do Sr. Keuner (adaptado)

Sabe de uma coisa? eles não estão nem um pouco preocupados com os peixinhos.

Anúncios

6 comentários sobre “Se os tubarões fossem homens.

  1. Palavras Rabiscadas disse:

    Os homens sempre visando seus próprios interesses, querendo modelar, padronizar, impor seus negócios … Que bom que tubarões são apenas tubarões! Viva o mundo aquático.

    Abraços minha querida. Marli.

  2. Que permaneça!

    Por mais que já temos visto o resultado de algumas metamorfoses, ainda sim, tubarões permancem tubarões e seres humanos, bom… acho que cada vez mais meros seres e menos humanos…

    Que viva o mundo aquático! (2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s