Enquanto isso, do lado de cá…

Vinte anos se passaram desde o fim do Apartheid, a música tema da Copa do Mundo de 2010 diz que “essa é a vez da África”, tomara que seja mesmo, é uma oportunidade unica, da África mostrar-se ao mundo, mostrar que é mais do que um continente pobre, mostrar sua rica cultura, suas crenças, seu povo, suas canções, sua alegria. Durante estes dias em que os olhos do mundo estão voltados para o berço da civilização, pensei, porque não conhecer alguns aspectos da cultura sul africana?! A África do Sul tem uma das histórias mais incríveis (não muito citada em nossos livros de História) que conheço, em outro post comento à respeito.

Provavelmente, a maioria viu o clipe da música oficial da Copa, se não viu, clique AQUI. O clipe transmite uma mensagem de união de raças e povos, muito comuns à Copa do Mundo, claro que sendo na África do Sul, o significado parece muito mais FORTE. A canção, gravada pela Shakira, conta com a participação especila de um grupo sul africano chamado Freshlyground, é sobre eles que quero falar, sinceramente, eu tinha uma ideia totalmente diferente do estilo musical deles, foi um pré-conceito meu, descobrí-los foi um grande achado musical, a maioria ao pensar em música africana associa ao olodum (naturalmente), mas o que eu quero mostrar é que a África é um continente muito além dos estereótipos criados por nós, há tradição, mas também há modernidade, a imagem que se tem da África é semelhante a que os europeus  e norte-americanos têm do Brasil: Carnaval, futebol, e uma ideia primitiva da época do descobrimento!

Infelizmente para muitos a África ainda é sinônimo de safári, uma Copa não vai mudar isso,mas quem sabe esse não seja o pontapé inicial?! 😉

Anúncios

4 comentários sobre “Enquanto isso, do lado de cá…

  1. Isa disse:

    eu tive que educar minha mente pra não pensar na África como um safari a um tempo atras. E o que mais admiro do povo africano é a alegria, muitas vezes no meio da miséria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s